CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Saúde 20/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Portadores de fibromialgia de Rio Tinto recebem carteira de prioridade O documento assegura direitos especiais e é emitido na Secretaria do Trabalho e Assistência Social de Rio Tinto.
#Saúde 14/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Rio Tinto realiza 7ª Conferência Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde realizaram na última sexta-feira, 14/04, no auditório da USF Conjunto Novo, a 7ª Conferência Municipal de Saúde.

A Conferência Municipal de Saúde têm a finalidade de promover o amplo debate, aberto, democrático, construtivo e respeitoso do fortalecimento da atenção em saúde, devendo elaborar e deliberar sobre políticas da saúde de âmbito municipal, objetivando reafirmar e buscar a efetividade dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde garantido na Constituição Federal.

Com um tema central: "Garantir os Direitos e Defender o SUS: a Vida e a Democracia", e com eixos temáticos: "O Brasil que temos - o Brasil que queremos"; "O papel do controle social e os movimentos sociais para salvar a vida"; "Garantir direitos e defender o SUS - a vida e a democracia"; "Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas"; a 7ª Conferência Municipal de Saúde elaborou propostas que serão apresentadas para a Conferência Estadual de Saúde.

"Esse momento deve ser visto como uma oportunidade singular para debatermos um tema central: a saúde do nosso município. Dessa forma, vamos juntos elaborar, conversar e firmar propostas e projetos que possam melhorar, significativamente, a saúde da nossa cidade", disse o Secretário de Saúde, Eraldo Calixto.

"A 7ª Conferência Municipal de Saúde, que está acontecendo em nosso município, é um momento de grande importância, pois essas conferências só acontecem de quatro em quatro anos, assim devemos aproveitar esse evento ao máximo para debater e planejar melhorias para a saúde de Rio Tinto", expressou a Presidente do Conselho de Saúde do Município, Valdinete Santos.

"Nós temos a consciência que a 7ª Conferência Municipal de Saúde é um momento para debatermos os problemas locais, Estaduais e Nacionais, para consequentemente, serem resolvidos. Mas, para isso, devemos seguir planejando e buscando mais financiamento para o Sistema Único de Saúde", declarou o Representante do Conselho Estadual de Saúde, Eduardo Cunha.

"A Conferência Municipal de Saúde é uma oportunidade que temos para discutir e planejar as melhorias que precisamos implementar na saúde do nosso município. Dessa forma, precisamos refletir e fazer um levantamento das ações que precisam ser planejadas e implementadas para que a saúde da cidade de Rio Tinto siga avançando", afirmou a Prefeita de Rio Tinto, Magna Gerbasi.

Participaram da 7ª Conferência Municipal de Rio Tinto: o Presidente do Conselho Estadual de Saúde, Eduardo Cunha; Vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Jamacy Mendes; a Prefeita de Rio Tinto, Magna Gerbasi; o Secretário de Saúde de Rio Tinto, Eraldo Calixto; Vereadora e Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Tinto, Valdirene Rosas; Presidente do Conselho de Saúde de Rio Tinto, Valdinete Santos; o ex-prefeito de Rio Tinto, Marcus Gerbasi; o Secretário de Assuntos Indígenas, Robson Cassiano; sociedade civil e agentes que trabalham na área da saúde do município.

CCOM.

#Saúde 11/12/2022 PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO TINTO Prefeita inaugura Unidade Âncora de Saúde em Cajarana

A Prefeita de Rio Tinto, Magna Gerbasi, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde deste sábado, 10/12, a entrega da Unidade Âncora de Saúde na Comunidade de Cajarana.

Esta Unidade Âncora de Saúde foi implantada e bem equipada para ofertar uma assistência de qualidade à população de Cajarana e região. A unidade âncora é um ponto de apoio para que as equipes das USFs realizem ações e atendimentos dentro da comunidade, levando assim, mais saúde aos munícipes desta localidade.

"A Unidade Âncora de Saúde da Comunidade de Cajarana trará mais excelência, qualidade e dignidade nos atendimentos médicos da região. Seguimos trabalhando incessantemente para levar uma saúde de qualidade para os quatro cantos do nosso município", disse Eraldo Calixto, Secretário de Saúde.

"É com imensa alegria que estamos aqui para entregar a tão sonhada Unidade Âncora de Saúde da Comunidade de Cajarana. Esta é uma obra que vai melhorar a qualidade de vida do povo dessa região. Esta é uma obra que vai trazer a saúde para mais perto do povo. A nossa gestão vem trabalhando ativamente para levar uma saúde de qualidade para todas as regiões da nossa Rio Tinto", afirmou a Prefeita, Magna Gerbasi.

CCOM

#Saúde 20/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Rio Tinto atinge meta vacinal contra a Poliomielite e o Sarampo Campanha de vacinação continua até o dia 30 de outubro em todas as unidades básicas de saúde.
#Saúde 11/10/2022 PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO TINTO UFPB e Secretaria de Saúde de Rio Tinto promovem oficinas sobre o HIV para os profissionais da atenção primária de saúde

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com a Secretaria de Saúde de Rio Tinto, está promovendo oficinas sobre o HIV/AIDS para os profissionais da atenção básica de saúde do município. As oficinas estão acontecendo durante a manhã e tarde desta terça-feira (11), no auditório do Hotel SESI Parque da Mata em Rio Tinto.

O objetivo dessas oficinas é promover e ampliar as linhas de cuidados da saúde em relação ao HIV/AIDS nas USFs da cidade de Rio Tinto. Dessa forma, desmistificando preconceitos e estigmas que giram em torno das doenças sexualmente transmissíveis, além de incentivar o uso de preservativos, realizar testagens rápidas, e principalmente, acolher e fazer as primeiras ações cabíveis.

"Estamos realizando oficinas de preparação das equipes das unidades de saúde para um melhor atendimento em relação ao HIV/AIDS. A atenção básica é a porta de entrada da saúde do Brasil, assim estamos pensando as linhas de atendimento do HIV na atenção básica em Rio Tinto", afirmou a Professora do Departamento de Ciências Sociais da UFPB IV, Dra. Luziana Silva.

Ademais, as oficinas foram articuladas pelo projeto de pesquisa: Os desafios da descentralização da atenção em HIV/AIDS na Estratégia de Saúde da Família em Rio Tinto PB: Territorialidade, estigma e vulnerabilidades - 3ª Fase (coordenadoras - Profa. Luziana Silva e Profa. Mônica Franch); Projeto de Extensão: Falando sobre Aids - (coordenadoras: Mônica Franch e Luziana Silva) e Equipe do Cordel Vida: José Roberto Alexandre Alves, Silvio joel de sousa, Miro Gomes de Araújo, Rosilene Farias Batista e Otoniel Cavalcante de Lima.

CCOM

#Saúde 30/09/2022 PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO TINTO Prefeitura de Rio Tinto entrega ambulância 0 km para atender a Vila Regina e Região Esta é a quinta viatura de suporte móvel de saúde, adquirida com recursos próprios
#Saúde 23/09/2022 PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO TINTO Governo Municipal entrega neste sábado (24) a recuperação da Unidade Âncora de Saúde de Pacaré Unidade de Saúde passou por reforma e investimentos.
#Saúde 04/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Rio Tinto entrega novo Pronto Atendimento 24h para a população O novo PA está inserido nos padrões do Ministério da Saúde, funcionando 24h com uma equipe qualificada e multidisciplinar na saúde.
#Saúde 06/09/2021 PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO TINTO Taberaba e região recebem uma ambulância 0 km pelo programa nossa saúde nosso orgulho

A prefeita Magna Gerbasi entregou mais uma ambulância 0 km, neste domingo (05), desta vez a região de Taberaba, beneficiando ainda, as comunidades de Areia Branca, Rio do Banco e Boa Vista. Por meio do programa "Nossa saúde, nosso orgulho", lançado pela gestão, em que está colocando à disposição da população ambulâncias novas, para dar celeridade no atendimento de urgência e emergência àqueles que mais precisam na zona rural, por serem comunidades distantes do primeiro atendimento que é no nosso PA Francisco Porto.

A prefeita agradeceu ao Dep. Ricardo Barbosa por se fazer presente em momentos como este e atuar para que ações em benefício da população riotintense se concretizem. Como também aos vereadores e a Banda Marcial Severino Victor pela belíssima apresentação.

A quarta ambulância da frota já está no pátio da concessionária, sendo preparada para ser entregue à região de Cravaçú, brevemente. "Estamos realizando entregas que não foram promessas de campanha, mas é realização de governo", disse a prefeita.

CCOM

#Saúde 26/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Governo Municipal de Rio Tinto realiza testagem nos Atiradores do TG 07-001

O Governo Municipal de Rio Tinto, juntamente com a Secretaria de Saúde, através da equipe do Centro de Enfrentamento a Covid-19, esteve realizando testagem nos Atiradores do TG 07-001 e nos moradores de Rio do Banco e Taberaba. Foram realizados testes rápidos e RT-PCR por swab, entre os dias 19 e 20 deste mês.

A ação teve como objetivo identificar casos assintomáticos e orientar sobre os cuidados que ainda precisam continuar enquanto a maior porcentagem da população não recebeu a vacina.

CCOM

#Saúde 26/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Rio Tinto realiza ação de limpeza e sanitização no mercado público e Praça João Pessoa

O Governo Municipal, juntamente com a Secretaria de Saúde, através da equipe de epidemiologia, esteve realizando nesta terça-feira (25/05), a sanitização nos comércios do Mercado Público e Praça João Pessoa. A ação teve o objetivo de eliminar vírus, fungos e bactérias que possam transmitir doenças, como a do Covid-19.

A sanitização de espaços públicos, vem sendo realizada no município com frequência, como medida de combate ao novo coronavírus. Dentre vários espaços públicos, a equipe já realizou esse trabalho, por exemplo, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's) de todo o município.

É importante destacar que na última segunda-feira (24/05), a Secretaria de Saúde recebeu um novo pulverizador costal à gasolina, para otimizar o trabalho e oferecer maior conforto aos colaboradores que realizam esta ação.

CCOM

#Saúde 13/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Saúde Entrega Mais uma remessa com 68 peças de próteses dentárias a pacientes do CEO

O Governo Municipal de Rio Tinto, junto com a Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com o programa Brasil Sorridente, do Governo Federal, realizou na última terça-feira (11/05) a entrega de mais uma remessa de próteses dentárias a usuários que buscaram por esse serviço. Essa ação aconteceu no auditório da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Conjunto Novo, dividida em dois turnos e foram entregues 68 peças, entre elas, prótese total e parcial removível.

Na ocasião, também foi realizada uma palestra ministrada pelo dentista especialista em prótese, Drº Rogério Lopes, sobre o processo de adaptação com o novo sorriso e reforçou o seu apoio profissional. A higiene bucal, também foi tema da palestra, tendo em vista que se trata de um assunto importante para uma saúde de qualidade.

Na oportunidade, o prefeito em exercício, Fabinho de Brizola, deixou sua mensagem de otimismo para os usuários contemplados com o novo sorriso e ainda reforçou que todos devemos continuar com os cuidados contra o coronavírus.

Além dele, o Diretor de Saúde Bucal, Thiago Mateus, disse estar feliz em ver a satisfação dos usuários atendidos em mais uma remessa, por proporcionar a reabilitação oral dessas pessoas, com qualidade, através do serviço público.

CCOM

#Saúde 07/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Agente de Endemias realizam controle e conscientização da população contra a dengue

A Secretaria de Saúde, através do Controle de Endemias, vem realizando periodicamente em nosso município o controle e conscientização da população no combate ao aedes aegypti, mosquito causador da dengue, zica e Chikungunya.

Os agentes são cadastrados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's), e atuam na região que a unidade abrange. Eles trabalham dentro de ciclos, e já estão no segundo, de seis previsto para cada ano.

Assim como no combate ao coronavírus, a luta contra a dengue também é nossa. Pois isso, evite deixar água parada em locais como: pratos de vasos de plantas, tampinhas, latinhas, baldes e demais objetos que possam servir de criadouro para o mosquito.

CCOM

#Saúde 31/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Rio Tinto realiza entrega de próteses dentárias à população

O Governo Municipal de Rio Tinto, através da Prefeita Magna Gerbasi, junto com a Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com o programa Brasil Sorridente, do Governo Federal, realizou na última terça-feira (30) a entrega de próteses dentárias a usuários que buscaram por esse serviço. Essa ação aconteceu no auditório da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Conjunto Novo e foram entregues 52 próteses, entre elas, prótese total e parcial removível.

Na ocasião foi realizada uma palestra ministrada pelo dentista especialista em prótese, Drº Rogério Lopes, sobre o processo de adaptação com o novo sorriso e reforçou o seu apoio profissional. A higiene bucal, também foi tema da palestra, tendo em vista que se trata de um assunto importante para uma saúde de qualidade.

- "Me sinto muito feliz, com a autoestima melhor, pois hoje consigo sorrir novamente. Agradeço a Prefeita Magna Gerbasi e ao Diretor de Saúde Bucal por proporcionarem esse momento", disse a usuária Rilvana Cavalcante, que foi beneficiada com o projeto.

Estiveram presentes, o Secretário de Saúde, Eraldo Calixto; o Diretor de Saúde Bucal, Thiago Mateus; a Coordenadora Geral de Saúde, Christianny Onofre; a Coordenadora do NASF, Gerlânia Pereira e a Coordenadora da Atenção Básica, Micheline César.

Na oportunidade, Eraldo Calixto reforçou o compromisso com a saúde e bem estar dos riotintenses, disse ainda, que tem todo o apoio da gestão Magna Gerbasi e aproveitou para alertar a continuidade com os protocolos de prevenção contra o coronavírus.

Além dele, o Diretor de Saúde Bucal, Thiago Mateus, disse estar feliz em ver a satisfação dos usuários atendidos nessa remessa, por proporcionar a reabilitação oral dessas pessoas.

CCOM

#Saúde 14/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Governo Municipal promove mais uma ação de conscientização e testagem contra a Covid-19 na feira livre

A prefeitura municipal de Rio Tinto, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou neste sábado (13), mais uma ação de conscientização e testagem contra a Covid-19, na feira livre da cidade. Durante a ação foram testados os comerciantes e a população que estava presente no local.

O secretário de Saúde, Eraldo Calixto, falou sobre a ação e fez um balanço positivo. "Hoje realizamos, mais uma vez, a busca ativa de pessoas sintomáticas e assintomática, com o teste de Covid em várias áreas na feira livre do nosso município. Além de fazermos a conscientização do comerciante, que vem aderindo muito bem. Quero parabenizá-los por estar sendo parceiros, não só da prefeitura e secretaria de Saúde, mas de toda a população", disse o secretário.

Eraldo Calixto disse ainda que a contribuição dos agentes e da população tem sido essencial para que todos se previnam e tenham uma qualidade de vida melhor.

"Fizemos um levantamento através de nossos agentes, que visitaram todos os comércios fixos e móveis, para fazer uma conscientização, mas todos estão colaborando e conscientizando a população sobre o uso da máscara, álcool e todo suporte para que as pessoas tenham uma qualidade de vida melhor, evitando o contágio da Covid-19", acrescentou.

O secretário aproveitou para reforçar o seu compromisso com a saúde da população. "Estamos aqui oferecendo todo suporte e dedicação a nossa população, fazendo com que os empresários sejam nossos parceiros, o que é de fundamental importância, para erradicar a circulação desse vírus em nosso município", concluiu Eraldo Calixto.

CCOM

#Saúde 11/03/2021 PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO TINTO Prefeitura de Rio Tinto publica novo decreto com restrições para conter a Covid-19 Novo documento tem validade até 26 de março e tem como objetivo tentar conter o coronavírus na cidade.
#Saúde 08/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CAPS homenageia mulheres, nesta Segunda-feira (08) Café da manhã e palestra, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, fizeram parte da programação organizada pela equipe técnica do Centro de Atenção Psicossocial
#Saúde 06/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Governo Municipal de Rio Tinto traz Unidade Móvel de Mamografia Digital para a cidade Em alusão ao mês da mulher, exame que previne câncer de mama, foi oferecido às mulheres de todo o municipio. Dentro da faixa etária indicada, foram atendidas 70 mulheres.
#Saúde 04/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Drive-thru de vacinação para idosos de 80 anos ou mais

O Governo Municipal de Rio Tinto, através da Secretaria de Saúde, realizou nesta quinta-feira (04), o primeiro dia de drivre-thru, para a vacinação de idosos de 80 a 89 anos, na Praça João Pessoa. Vieram destinadas 320 doses, cerca de 69,6% do público-alvo. O sistema foi escolhido para facilitar a imunização de um número maior de idosos, no município, com mais agilidade e segurança.

A ação, contou com o apoio dos Agentes de Trânsito.

CCOM

#Saúde 04/03/2021 COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO Inicia hoje Drive-Trhu de Vacinação contra Covid-19 para idosos de 80 anos ou mais em Rio Tinto Idosos que não estiverem em automóveis poderão ser vacinados
#Saúde 25/02/2021 PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO TINTO Rio Tinto publica novo decreto seguindo deterinações do Governo do Estado para cidades com Bandeira Laranja Município adota medidas mais restritivas para conter o avanço do Coronavírus emseu território
#Saúde 04/02/2021 COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO Rio Tinto lança Vacinômetro que permite acompanhar número de vacinados com transparência

A partir desta quarta-feira (3), o portal da Prefeitura de Rio Tinto passou a contar com informações detalhadas sobre a imunização contra a COVID-19. A página, além das informações sobre o Coronavírus, oferece dados sobre o calendário vacinal dos grupos, bem como a transparência sobre a imunização. A ação é realizada pela Secretaria de Saúde, responsável pelo fornecimento dos dados, e a Coordenadoria do Comunicação, responsável pelo portal da prefeitura.

O cidadão pode acessar o vacinômetro pela página principal do portal da prefeitura ou através do link: riotinto.pb.gov.br/vacinometro.php

"Em todas as etapas do enfretamento à COVID-19, temos prezado pela tomada de decisões de forma estritamente técnica, para diminuir os efeitos gerados pela pandemia. No que envolve a apresentação do cenário epidemiológico, a comunicação transparente e responsável também traz resultados para a política de saúde da cidade. Precisamos do engajamento social para ter eficiência nos resultados e a transparência se torna uma importante ferramenta pública", destaca o Secretário de Saúde, Eraldo Calixto.

O Coordenador de Comunicação do Município, Jhordan Paes, ressaltou a importância na agilidade de fornecer as informações para a população. "É satisfatório para o município ser o primeiro do Vale em implantar o Vacinômetro detalhado no portal da prefeitura. É o reflexo de que estamos trabalhando para que nossa cidade se torne referência em transparência, afinal, é uma obrigação do município fornecer todas as informações públicas à população".

De acordo com a Coordenadora Geral de Saúde, Christianny Onofre, o painel inteligente de monitoramento da vacinação, que vem sendo usado como exemplo por algumas cidades, se supera. "A parceria entre Saúde e Comunicação irá proporcionar a informação em tempo real para a população sobre o número de vacinas aplicadas. São esses diferenciais que colaboram para uma gestão eficiente da saúde", ressalta.

CCOM

#Saúde 20/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde inicia vacinação contra a COVID-19 com ato simbólico Profissionais da saúde e representante indígena, foram os primeiros a serem imunizados.
#Saúde 27/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Decreto traz determinações para Bares, Restaurantes, Lanchonetes e Academias em Rio Tinto

O Decreto Municipal de nº 26/2020 da Prefeitura de Rio Tinto trouxe novas determinações como forma de prevenção ao contágio e de enfrentamento da pandemia da doença infecciosa viral respiratória causada pelo novo Coronavírus (Covid-19).

No artigo 1º da nova publicação, é mantida as práticas de distanciamento social, recomendadas, como forma de evitar a transmissão comunitária da (Covid-19), sendo observadas algumas determinações para (Bares, Restaurantes, Lanchonetes e Academias), como lotação de 30% da capacidade do local definida no alvará de funcionamento.

Deve ser reduzido a quantidade de mesas e manter distanciamento mínimo de três metros entre cada mesa, suspender o sistema de buffet (self servisse) adotando práticas de servir aos clientes sem estes terem acesso aos utensílios de uso coletivo e filas, fornecer máscaras e álcool em gel ou álcool 70% para todos os funcionários, dispor de detergentes e papel toalha nas pias, higienizar corrimões, mesas, cadeiras, bem como locais de uso comum entre outros.

Para as Academias fica autorizado o funcionamento e estabelecimentos similares, observados as novas determinações expressas no Decreto municipal.

Disponibilizar aos alunos e funcionários, álcool 70% nas entradas de acesso dos estabelecimentos, no balcão de atendimento, recepção, vestiários e em todas as áreas da academia, ou outro produto equivalente desde eu tenha a mesma eficácia, em quantidade satisfatória e suficiente para fornecimento a toda clientela.

O funcionamento das academias deverá ser suspensos por no mínimo duas vezes ao dia, durante o horário comercial, pelo período mínimo de trinta minutos, para realização de desinfecção e limpeza dos ambientes e maquinários.

No Decreto também determina que seja verificado com termômetro do tipo eletrônico, à distância, a temperatura de todas as pessoas que pretendem ingressar na academia ou espaço afim. Caso seja apontada uma temperatura superior a 37.8 ºC, não será autorizada a entrada da pessoa na academia, incluindo clientes, colaboradores, personal trainers e terceirizados.

Os estabelecimentos que descumprirem as determinações poderão sofrer multas ou ter o alvará de funcionamento suspenso e o local interditado.

#Saúde 09/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Ações de combate ao Coronavírus (COVID-19)

Ações de combate ao Coronavírus

A Prefeitura de Rio Tinto por meio da Secretaria de Saúde, sob a coordenação do Comitê de Operações de Emergência em Saúde (COERT), tem avançado em diversas frentes e tomado várias medidas para conter a propagação do Coronavírus no nosso município.

Entre as medidas estão à implantação de barreiras sanitárias em vários pontos da cidade, com trabalho de higienização. Contratação de equipe de Bombeiro Civil, aquisição de máscaras para a população, distribuição de álcool 70%, desinfecção de órgãos públicos, aquisição de aparelho verificador de temperatura nas barreiras, e intensificação dos apoios da Guarda Civil Municipal e Departamento de Trânsito nessas ações.

No entanto, faz-se necessário a conscientização e a união de todos para que possamos diminuir a notificação de novos casos. O pode público vem fazendo a sua parte. Preserve o isolamento social para que possamos vencer este mal que afeta a todos indistintamente.

.

.

.

.

#saude #uniao #todoscontraocoronavirus

#Saúde 24/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde de Rio Tinto intensifica trabalho de conscientização e prevenção ao Coronavírus

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Tinto, em parceria com a Polícia Militar da 2ª Companhia Independente de Mamanguape, Bombeiros Civil, Guarda Civil Municipal e membros do Comitê de Operações de Emergência em Saúde (Coert19), realizou na última quarta-feira (22), trabalho de conscientização e prevenção na área comercial da cidade.

O objetivo da ação visa alertar a população e os comerciantes para a importância do cumprimento das normas expressas nos últimos Decretos publicados pelo município e pelo Governo do Estado da Paraíba.

O Comitê lembra que os únicos estabelecimentos comerciais autorizados a funcionamento são farmácias e lojas de produto animal, Bancos e Casa lotérica, casa de material de construção (apenas para entrega), oficinas mecânicas, serviços funerários, Postos de combustíveis, Supermercados e estabelecimentos congêneres, e clínicas médicas. Os demais pontos comerciais só estão autorizados a funcionar por meio do sistema delivery.

O Coert19 também informou aos proprietários e responsáveis de comércios que está autorizado a funcionar que devem observar as novas medidas de prevenção que constam no Decreto nº 13/2020, como adotar sistemas de escalas, de revezamento de turnos e alterações de jornadas, para reduzir fluxos, contatos e aglomerações de trabalhadores. Além da disponibilidade e em locais estratégicos, de álcool em gel 70% (setenta por cento), para utilização dos clientes e funcionários do local. O uso de máscaras descartáveis para contato com o público e a distância de pelo menos dois metros entre as pessoas também devem ser respeitados nos estabelecimentos.

A Secretaria de Saúde está com equipes trabalhando todos os dias, disponibilizando ‘álcool 70' em locais de maior movimento no centro da cidade.

Rio Tinto: Decreto traz novas medidas de prevenção aos estabelecimentos comerciais que estão autorizados a funcionar

Rio Tinto terá que seguir novo Decreto Estadual por está na Região Metropolitana de JP

A secretaria de saúde, Isabel Regina, destacou a importância do trabalho em equipe, e dos profissionais que estão na linha de frente no combate a pandemia.

"Quero parabenizar todos os segmentos que compõem a grande equipe, bravo (as) guerreiros (as), da Secretaria de Saúde de Rio Tinto, pela luta diária contra essa pandemia que assola o nosso país. Estamos no campo de batalha de forma incansável, fazendo a nossa parte profissionalmente! Venceremos essa guerra, com certeza! Que Deus, na sua infinita bondade, nos ajude, nos dê força e fé!", postou.

#Saúde 13/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde de Rio Tinto convoca para Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo

A Coordenação da Atenção Básica da Secretaria de Saúde da cidade de Rio Tinto, no litoral norte, informou que vai realizar no próximo sábado (15), a partir das 8h, o "Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo".

O objetivo é imunizar as crianças de cinco a menores de 19 anos que ainda não foram vacinados ou que estão em atraso com alguma dose contra o sarampo.

O "Dia D" é uma oportunidade de verificar o cartão de vacinas e reforçar a proteção. A Campanha Nacional neste ano busca sensibilizar sobre a importância da imunização e rastrear os cartões de vacinas desatualizados.

A Secretaria de Saúde lembra ainda que a campanha estará acontecendo em todos as Unidades Básicas de Saúde de Rio Tinto.

É importante lembrar que a vacina tríplice viral também protege contra caxumba e rubéola. Para se vacinar é preciso apresentar documento de identificação, cartão SUS e cartão de vacina.

#Saúde 15/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Ambulância realizou 32 ocorrências no primeiro mês de funcionamento na zona rural de Rio Tinto O prefeito Fernando Naia entregou no dia 6 de dezembro do ano passado, dentro da programação comemorativa aos 63 anos de Emancipação Política de Rio Tinto, uma Ambulância para atender a população da região de Praia de Campina, distante 24km do perímetro urbano da cidade.

O veículo alcançou no primeiro mês de funcionamento (30 dias) - 32 ocorrências de urgência e emergência com pessoas sendo transferidas das comunidades da zona rural para o Pronto Atendimento Municipal Dr. Francisco Porto.

A Ambulância funciona com atendimento 24 horas, com duas equipes de condutores e técnicos de enfermagem. O veículo tem como ponto base a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Praia de Campina e também pode ser acionada pelo telefone: (83) 99103-1559.

“Foi um avanço importante na área da saúde para a região de Praia de Campina. Moramos numa área distante do centro da cidade, uma ambulância para nossa região era uma necessidade urgente. O prefeito Fernando Naia sempre sensibilizado com as demandas dessa região nos presenteou com esse veículo que, só sabe a importância, aquele que precisa. E principalmente, quando não se tem um transporte em casa”, afirmou um dos condutores - Nildo de Oiteiro.

A Ambulância está dentro do plano de ações executadas por meio da Secretaria de Saúde e da SubPrefeitura da zona rural, que monitora diariamente as demandas dessas localidades com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados à população.

“Matemos essa ambulância com recursos próprios. Não recebemos nenhum recurso extra para a manutenção desses serviços. No entanto, sei do meu compromisso com essas comunidades. Foi uma promessa nossa de plano de governo, e estamos envidando os esforços necessários para atender essa necessidade para os munícipes da zona rural”, acrescentou o prefeito Fernando Naia.

O gestor destacou ainda que o veículo deverá atender possíveis ocorrências de veranistas e turistas que visitam as Praias: de Campina, Oiteiro, Lagoa de Praia e Barra de Mamanguape nessa época do ano.

“A região das praias e os turistas, hoje, podem contar com atendimento médico e ainda com a presença importante da Polícia Militar com seu Posto Policial na Barra de Mamanguape. Anteriormente, áreas desacobertadas por esses serviços. São conquistas do nosso governo para o litoral de Rio Tinto”, lembrou Naia.
#Saúde 06/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Rio Tinto realiza reuniões do PLANIFICASUS A Secretaria de Saúde de Rio Tinto está realizando entre os dias 5 e 6 de novembro reuniões do PLANIFICASUS. Esta é a metodologia de Planificação da Atenção à Saúde que visa fortalecer o papel da Atenção Primária à Saúde (APS) e a organização da Rede de Atenção à Saúde (RAS) no SUS. O encontro conta com a participação de equipes dos programas de Saúde da Família.
#Saúde 10/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Saúde da Escola O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Rio Tinto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e em parceria com a Escola Técnica Estadual Integral - professor Luiz Gonzaga Burity, deu início ao Projeto “Saúde na Escola”.

Na manhã desta quinta-feira (10), o instrutor Adelson Francisco, a convite do coordenador do SAMU - Arthur Menezes, ministrou uma aula didática com dinâmica com alunos da ECIT - Burity.

Durante o evento foram abordados temas como: desmaio, convulsão, engasgo e PCR (Parada Cardio Respiratória).

- “É de suma importância essas palestras de primeiros socorros, pois é com esse primeiro atendimento que podemos salvar vidas, até a equipe do SAMU chegar.”, afirmou o coordenador Arthur Menezes.
#Saúde 24/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Profissionais da saúde de Rio Tinto participam de capacitação sobre Hepatites Virais Profissionais da saúde de Rio Tinto participam de capacitação sobre Hepatites Virais
#Saúde 21/07/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO TINTO Prefeito Fernando Naia informou que UPA de Rio Tinto receberá investimentos de R$ 250 mil em equipamentos. Prefeito Fernando Naia informou que UPA de Rio Tinto receberá investimentos de R$ 250 mil em equipamentos.
#Saúde 19/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Equipe da Secretaria de Saúde discutem metas e estratégias importantes para nossa região de saúde. Equipe da Secretaria de Saúde discutem metas e estratégias importantes para nossa região de saúde.
#Saúde 10/07/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO TINTO Rio Tinto participa do planificaSUS. Rio Tinto participa do planificaSUS.
www.riotinto.pb.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 15:19:45