A recepção ocorreu na tarde desta sexta-feira (14) no gabinete da Prefeita
A Prefeita de Rio Tinto, Magna Gerbasi, recepcionou na tarde desta sexta-feira (14), em seu gabinete, o Reitor da Universidade Federal da Paraíba, Prof. Valdiney Gouveia, para tratar do Projeto de Eficiência Energética que será realizado em parceria com a UFPB, além disso foi tratado sobre o destravamento de obras dentro do CAMPUS IV em Rio Tinto, a exemplo do Centro Administrativo e Auditório, bem como foi tratado acerca de parceria entre as instituições para tornar acessível e realizável a execução de projetos educacionais oriundos da Universidade em favor da população da cidade.
Esteve presente também na reunião o Professor Yuri, responsável pelo Projeto de Ciências Energéticas para a cidade de Rio Tinto. O projeto vida a substituição de lâmpadas da iluminação pública por LED, que serão realizadas em diversas ruas do município.
O projeto foi elaborado pela Universidade, por meio do Curso de Ciência Energéticas e será executado pela Energisa. Em contrapartida, o município se propôs em realizar a substituição de braços de luz para receber as lâmpadas novas.
"Em nome de nossa população, agradeço a Universidade pela elaboração deste importante projeto. Afinal, muitos tem as condições de realizá-lo e poucos se propõe em realizar em benefício da população. Este projeto é muito importante para a eficiência energética de nossa cidade", disse a prefeita.
Segundo estudo, cerca de 200 lâmpadas à base de vapor, quando trocadas por modelos de LED geram uma economia de 30 megawatts por ano. Comparada a outros modelos, o LED gera uma economia de 80% na quantidade de energia consumida graças ao modo como foi desenvolvida: aproveitar a energia captada e evitar desperdícios.
A princípio o projeto contempla ruas do centro da cidade e, foi dialogado para a ampliação do projeto para outras localidades, bem como a substituição de lâmpadas em escolas da rede municipal de ensino.
Além disso, o projeto da Universidade pode contemplar a instalação de placas de energia solar, bem como a instalação de ar-condicionado e/ou freezers em repartições publicas. Neste sentido, a Prefeita Magna propôs a ampliação do projeto para contemplar o Mercado Público Municipal, com a instalação de placas de energia solar e a eficiência da iluminação com a substituição das lâmpadas atuais por lâmpadas de Led. A proposta será analisada pela Universidade para que possa ser executada brevemente.
CCOM