O evento será remoto e gratuito, desenvolvido especialmente para estudantes e professores da rede pública de ensino do município
O governo municipal de Rio Tinto, através da Secretaria de Educação, está apoiando a realização da ECOS: Mostra de Cinema Ambiental 2021/2022. A mostra é uma ação do projeto de mesmo nome, coordenado pela Profª Drª Milena Dutra e composto principalmente por estudantes e docentes do curso de Ecologia da UFPB/Campus CCAE, em Rio Tinto.
Nessa primeira edição, que acontece de 17 a 23 de março de 2022, será ofertada uma programação diversificada, totalmente gratuita. O público-alvo são os estudantes e professores do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e EJA do município de Rio Tinto, mas toda a comunidade interessada em cinema ambiental pode se inscrever e aproveitar. Para os professores, há ainda a possibilidade de inscrever suas turmas e aproveitar o acervo de filmes da ECOS como recurso didático. Dentro da programação, haverá também a oficina "ECOS: Produção de Audiovisual com o Smartphone". As inscrições são por meio da plataforma do SigEventos da UFPB (https://sigeventos.ufpb.br/eventos/public/evento/EcosAmbiental e https://sigeventos.ufpb.br/eventos/public/evento/OEPACS2022).
De acordo com os organizadores do evento, na ECOS: Mostra de Cinema Ambiental 2021-2022 todos os filmes têm classificação livre e foram selecionados por professores do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Superior. Essa seleção de filmes especiais e de curta duração (2 a 23 min) é recomendada para os níveis Fundamental II, Médio e EJA. O evento exibirá obras audiovisuais com temática ambiental, que possam fomentar debates e estimular a reflexão crítica. Esta ação proporcionará, assim, a formação de "sujeitos ecológicos", ecoando a urgência da conscientização ambiental por meio do audiovisual distribuído aos estudantes, professores, gestores públicos, associações e sociedade civil de Rio Tinto. A programação completa e demais informações podem ser conferidas no site https://www.ufpb.br/cineECOA.
Mais um compromisso assumido pela Secretaria de Educação de Rio Tinto em parceria com o campus IV da UFPB, visando a construção de uma sociedade mais consciente e sustentável.
CCOM