Na manhã de ontem (7), a Prefeita Magna Gerbasi esteve reunida com o Secretário Executivo de Esporte e Lazer do Estado da Paraíba, Harlen Vilarim; Lideranças Indígenas do Povo Potiguara da Paraíba e Secretários de Esporte e Assuntos Indígenas de Rio Tinto, Marcação e Baía da Traição, para tratar sobre a realização dos Jogos Indígenas 2022 que acontecerá na Aldeia Jaraguá, em Rio Tinto, nos dias 21 a 25 de setembro.
Os Jogos Indígenas fazem parte da Tradição do Povo Potiguara da Paraíba. É um momento de festividade, união, e principalmente, manter viva a cultura do Povo Indígena. As 32 Aldeias que compõem o Território Potiguara, que fazem parte dos municípios de Rio Tinto, Marcação e Baía da Traição, estarão presentes nessa grande celebração.
Uma série de modalidades farão parte dos Jogos Indígenas, dentre elas: canoagem, corrida com o tronco, arco e flecha, futsal, futebol de campo, cabo de guerra, mini maratona, arremesso de lança, etc.
Foi firmado uma grande parceria entre o Governo do Estado da Paraíba, Prefeituras de Rio Tinto, Marcação e Baía da Traição, além, das comunidades indígenas, para que o evento possa acontecer da melhor forma possível. Dessa forma, será montado uma vasta estrutura com premiações em dinheiro aos primeiros colocados em cada modalidade, alimentação aos atletas participantes, tendas, transporte para o deslocamento dos atletas.
"Nós vamos dar todo o apoio para essa realização e esperamos que essa edição dos Jogos Indígenas seja brilhante, como vem sendo nos outros anos, e que a gente possa contribuir com o esporte Indígena, para assim, realizar um grande evento aqui no município de Rio Tinto", disse a Prefeita Magna Gerbasi .
Segundo o Secretário Executivo, Harlen Vilarim: "É com grande alegria que retorno ao Município de Rio Tinto para firmar essa parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Rio Tinto para que a gente possa realizar mais uma etapa dos Jogos Indígenas, visto que estava parado por conta da pandemia. Rio Tinto vai sediar esses jogos tão importantes, um marco para o nosso Estado, para o Brasil."
Para o Secretário de Assuntos Indígenas de Rio Tinto, Robson Cassiano: "A parceria está firmada. A união entre o Governo do Estado, Municípios, e Comunidade Indígena fará desses Jogos Indígenas o maior de todos os tempos".
CCOM