Nesta quarta-feira (21), será iniciado a abertura dos Jogos Indígenas 2022, a partir das 9:00h, na Aldeia Jaraguá, município de Rio Tinto. Os Jogos acontecerão no período de 21 a 25 de setembro.
Os Jogos Indígenas fazem parte da Tradição do Povo Potiguara da Paraíba. É um momento de festividade, união, e principalmente, manter viva a cultura do Povo Indígena. As 32 Aldeias que compõem o Território Potiguara, que fazem parte dos municípios de Rio Tinto, Marcação e Baía da Traição, estarão presentes nessa grande celebração.
Uma série de modalidades fará parte dos Jogos Indígenas, dentre elas: canoagem, corrida com o tronco, arco e flecha, futsal, futebol de campo, cabo de guerra, mini maratona, arremesso de lança, etc. Além do mais, acontecerá o tradicional Ritual do Toré e desfile dos atletas participantes.
Foi através de uma grande parceria entre o Governo do Estado da Paraíba, Prefeituras de Rio Tinto, Marcação e Baía da Traição, além, das comunidades indígenas, para que o evento possa acontecer da melhor forma possível. Dessa forma, foi montado uma vasta estrutura com premiações em dinheiro aos primeiros colocados em cada modalidade, alimentação para os atletas participantes, tendas, e transporte para o deslocamento dos atletas.
"É um momento ímpar para os povos indígenas da Paraíba essa congregação entre as aldeias por meio do esporte com esses Jogos, que devido à pandemia, estavam sem ser realizados. A equipe responsável está toda focada com o intuito de realizar um grande evento, mostrando que o esporte representa saúde, socialização, interação social e vários outros benefícios", disse Zezinho Botafogo, titular da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).
"Nós estamos dando total apoio para a realização dos Jogos Indígenas 2022, e esperamos que essa edição dos Jogos seja brilhante. Estamos trabalhando de forma intensiva para contribuir com o esporte Indígena, e assim, realizar um grande evento aqui no município de Rio Tinto", disse a Prefeita Magna Gerbasi.
"O principal objetivo dos Jogos Indígenas é resgatar e reafirmar, cada vez mais, a nossa cultura. A nossa cultura vem em primeiro lugar. Para isso, devemos praticar, vivenciar e repassar a nossa cultura aos mais jovens, para assim, continuar fortalecendo a cultura do nosso Povo", destacou o Cacique Geral, Sandro Gomes Barbosa.