A Prefeitura de Rio Tinto, por meio da Secretaria do Trabalho e da Assistência Social, em parceria com a ONG AMAS, ofertou o curso de alongamento de unha em gel de forma gratuita, para as mulheres usuárias do CRAS. O curso aconteceu no dia 14 do mês de setembro, no Centro de Convivência do Idoso.
Esse curso é ofertado à mulheres que estão em vulnerabilidade social, com o propósito de capacitar e encaminhar estas mulheres ao mercado de trabalho. Durante o curso de alongamento de unha em gel as mulheres aprenderam: conceitos sobre anatomia e patologia das unhas e da pele; aplicação de técnicas de alongamento das unhas utilizando fibra de vidro e gel moldado; a fazer manutenção e remoção de produtos das unhas; os tipos de produtos para aplicar com técnicas; a organização do espaço de trabalho; o atendimento aos clientes; atuação de acordo com as normas de biossegurança.
As alunas, além de receberem as aulas teóricas, puderam praticar o que aprenderam em suas modelos. Assim, acontecendo a concordância entre teoria e prática. Além do mais, todas as alunas receberam um kit para dar início aos seus trabalhos. E receberam a certificação do curso.
"A AMAS iniciou em 2017 com um olhar voltado para os moradores de rua em estado de dependência química. A nossa ação começou no centro da cidade do Recife. Tiramos diversas pessoas das ruas e os encaminhamos de volta à sociedade. O nosso foco, também, está voltado para as mulheres que estão em estado de vulnerabilidade. A AMAS, hoje, desenvolveu o curso de alongamento de unhas em gel, no município de Rio Tinto, com 11 mulheres que não tinham renda, e que hoje, elas saem preparadas para o mercado de trabalho", afirmou a Presidente da AMAS, Regina Brito.
"Estou muito feliz de ter participado deste curso de alongamento de unhas em gel. Agora estamos capacitadas e já podemos adentrar ao mercado de trabalho. Ganhamos todo o material, aprendemos o passo a passo e agora podemos começar a trabalhar", expressou Rayane Gonçalves, moradora de Vila Regina.
"As alunas aprenderam a fazer alongamentos na fibra, unhas de gel em alongamento, tides e a técnica F1, que é o molde mais moderno que temos no mercado. Dividimos o nosso curso em dois momentos: a parte da manhã foi voltada para o reconhecimento do material, preparação das unhas; e a parte da tarde foi voltada para o treinamento, o momento de prática do nosso curso. Todas elas já estão capacitadas a entrarem no mercado de trabalho e serem ótimas manicures", disse Joana Prudêncio, ministrante do curso.
"Esse curso é de fundamental importância, pois capacitou e deu a oportunidade para estas mulheres regressarem ao mercado de trabalho com todo o suporte necessário. A parceria entre a Prefeitura de Rio Tinto e a ONG AMAS foi firmada e em breve traremos mais cursos à nossa população", assegurou Elieverton Dantas, Secretário do Trabalho e da Assistência Social.
CCOM