A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com a Secretaria de Saúde de Rio Tinto, está promovendo oficinas sobre o HIV/AIDS para os profissionais da atenção básica de saúde do município. As oficinas estão acontecendo durante a manhã e tarde desta terça-feira (11), no auditório do Hotel SESI Parque da Mata em Rio Tinto.
O objetivo dessas oficinas é promover e ampliar as linhas de cuidados da saúde em relação ao HIV/AIDS nas USFs da cidade de Rio Tinto. Dessa forma, desmistificando preconceitos e estigmas que giram em torno das doenças sexualmente transmissíveis, além de incentivar o uso de preservativos, realizar testagens rápidas, e principalmente, acolher e fazer as primeiras ações cabíveis.
"Estamos realizando oficinas de preparação das equipes das unidades de saúde para um melhor atendimento em relação ao HIV/AIDS. A atenção básica é a porta de entrada da saúde do Brasil, assim estamos pensando as linhas de atendimento do HIV na atenção básica em Rio Tinto", afirmou a Professora do Departamento de Ciências Sociais da UFPB IV, Dra. Luziana Silva.
Ademais, as oficinas foram articuladas pelo projeto de pesquisa: Os desafios da descentralização da atenção em HIV/AIDS na Estratégia de Saúde da Família em Rio Tinto PB: Territorialidade, estigma e vulnerabilidades
- 3ª Fase (coordenadoras - Profa. Luziana Silva e Profa. Mônica Franch); Projeto de Extensão: Falando sobre Aids - (coordenadoras: Mônica Franch e Luziana Silva) e Equipe do Cordel Vida: José Roberto Alexandre Alves, Silvio joel de sousa, Miro Gomes de Araújo, Rosilene Farias Batista e Otoniel Cavalcante de Lima.CCOM