O município de Rio Tinto-PB, foi um dos municípios que conjuntamente a UFPB, realizaram a 2ª Conferência Intermunicipal de Cultura do Brejo e do Vale do Mamanguape, que aconteceu no dia 26 de setembro 2023, no Auditório Paulo Freire do Campus IV da Universidade Federal da Paraíba, na cidade de Mamanguape-PB durante o período de 13 às 18 horas, composta pelos municípios Cuité de Mamanguape, Duas Estradas, Jacaraú, Lucena, Mamanguape, Marcação, Mataraca, Pedro Régis e Rio Tinto.
Na oportunidade, com a temática alusiva a 4ª Conferência Nacional de Cultura, que será realizada no ano de 2024 em Brasília-DF, foram discutidos pelos participantes da Conferência, os seguintes eixos:
Eixo 1 - Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura;
Eixo 2 - Democratização do acesso à cultura e Participação Social;
Eixo 3 - Identidade, Patrimônio e Memória;
Eixo 4 - Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural;
Eixo 5 - Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e
Eixo 6 - Direito às Artes e às Linguagens Digitais.
Em destaque, podemos ressaltar a importância não apenas o cumprimento do dever legal, mas, a volta do processo democrático de participação social que as Conferências trazem, aproximando assim, a gestão pública da sociedade civil.
O município de Rio Tinto-PB se fez representado na pessoa do Diretor Administrativo e Tecnológico de Cultura, o pedagogo e ativista cultural, Celestino Neto, que foi escolhido na plenária final como um dos representantes, delegados eleitos da 2ª CIC 2023. Este por sua vez, estará presente na 4ª Conferência Estadual de Cultura, que será realizada entre os dias 16 à 18 de novembro, no Garden Hotel, na cidade de Campina Grande-PB.
"É com muita alegria, e acima de tudo responsabilidade e compromisso, que com a confiança da gestora Magna Gerbasi, do Secretário Fabio Marques, o Diretor de Cultura, Reynaldo Fernandes e dos(as) agentes culturais, representei a mesa o nosso município. Acredito muito no viés promovido pelas Conferências, agradeço aos Secretários e gestores dos outros municípios, além da UFPB, por de forma irmanada, podemos realizar essa conferência, após tantos anos. Vamos a Conferência Estadual defender o que acreditamos e representamos, vamos em busca da criação da 13ª Gerência Regional de Cultura para os municípios do Vale do Mamanguape". Destacou Celestino Neto.
CCOM